Mobilidade
CICLOVIAS
Apesar de muitas, não há nenhuma ciclovia que seja boa para os ciclistas. Quando se chove ficam ainda mais perigosas. A maioria dos utilizadores de bicicleta preferem andar fora das ciclovias por ser mais seguro. Comentou Ricardo Neves (Mecânico de bicicletas do Seixal).
O grande problemas destas ciclovias é que não existe ligação de uma para outra.
OFICINA / LOJA DE BICICLETAS
Depois da nossa visita ao Seixal e de entrevistas aos mecânicos chegamos a algumas conclusões: Furos, afinações básicas e revisões são os arranjos mais frequentes. Uma curiosidade na área do Seixal é que cada vez mais os clientes querem transformar as bicicletas BTT´s em citadinas. Em relação à mecânica, está terrivelmente tecnológica, o maior mecânico das oficinas é o computador hoje em dia. Como cada vez as bicicletas estão mais evoluídas, consequentemente é mais difícil a realização do concerto. Há cada vez mais lojas e oficinas de bicicletas na Margem Sul, principalmente no Seixal.
UTILIZADORES
A grande maioria dos utilizadores de bicicleta estão no género Masculino dos 18 aos 50 anos. São poucas as pessoas que utilizam este meio para ir ao trabalho, estando dispostos a andar de 20 a 30 km no máximo com bicicletas electrificadas, e no máximo 10 km com as normais. É muito comum os moradores do Seixal utilizarem para ir até ao cais de embarque dos barcos e daí seguirem para o trabalho com os transportes públicos. Somos pouco Europeus neste aspecto e muito Americanos. Há poucos sítios seguros para deixar a bicicleta.
Fontes
Entrevista a pessoas que estavam a frequentar a ciclovia no momento.
Entrevista ao empregado da loja de bicicicletas Ciclobaía.
CLASSIFICAÇÃO
Na variável “Mobilidade” classificámos como média, pois apesar de existir algumas ciclovias com cerca de 6 km existe alguma degradação das mesmas, são precisas mais ciclovias para haver uma melhor mobilidade dentro da cidade para uma mudança de paradigma em relação ao uso das bicicletas.
Os pontos fortes são a ligação com os transportes fluviais, a existência de bastantes lojas de bicicleta, lugares para estacionar as bicicletas e lugares nos transportes públicos.
Passeio Poente/Nascente
Percurso de lazer, ao longo da frente ribeirinha da Baía do Seixal.
Poente: 699 metros
Nascente: 2.340 metros.
Metro Sul do Tejo
Liga os Concelhos de Almada e Seixal ao longo da Avenida 25 de Abril.
1.683 metros
Quinta da Trindade
Do Centro de Estágio do Benfica ao Terminal Fluvial do Seixal.
1.367 metros
6.098km é a distância total das ciclovias do Seixal